No 75º Primetime Emmy Awards, realizado na segunda-feira, “Succession” e “The Bear” dominaram as categorias de drama e comédia, respectivamente. “Succession”, a saga da HBO sobre uma dinastia midiática disfuncional, ganhou seu terceiro prêmio de melhor série dramática em sua última temporada, além de prêmios de melhor atriz e ator de drama para Sarah Snook e Kieran Culkin.
“The Bear”, uma comédia dramática da FX sobre uma família conflituosa e um restaurante em dificuldades, foi premiada como melhor série de comédia em sua estreia. Jeremy Allen White, Ayo Edebiri e Ebon Moss-Bachrach receberam prêmios de atuação em comédia, marcando suas primeiras indicações e vitórias.
Quinta Brunson de “Abbott Elementary” fez história ao se tornar a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz em comédia em mais de 40 anos, por uma série de rede em mais de uma década. “Succession” conquistou seis Emmys no total, incluindo melhor ator coadjuvante em drama para Matthew Macfadyen e melhor roteiro em drama para o criador Jesse Armstrong.
Por outro lado, “Beef”, da Netflix, ganhou o prêmio de melhor minissérie, com Steven Yeun e Ali Wong se tornando os primeiros asiático-americanos a vencer em suas categorias. A série também foi premiada por seu roteiro e direção.
O Emmy deste ano, adiado para o feriado de Martin Luther King Jr. após um ano turbulento em Hollywood, também foi marcado por vitórias significativas de Niecy Nash-Betts e outras mulheres negras em categorias importantes.