Capítulo 133
Lorena e Labibe expulsam José de casa, para que o noivo não veja Candoca antes do casamento. Candoca explica para Timbó que o diamante sairá de seu corpo naturalmente. Floro e Vespertino oferecem um acordo a Mirinho para administrar o petróleo de Timbó. Nivalda e Sabá pensam em como tirar proveito de Mirinho. Lorena e Labibe decidem confrontar Eudoro Cidão. Casimiro mostra a Vespertino uma foto de Deodora na casa de Pajeú. Tereza esquece o vestido de noiva de Candoca na casa de Tertulinho. Em um ímpeto de ciúmes, Tertulinho destrói o vestido de Candoca.
Capítulo 134
Xaviera assume a culpa de ter rasgado o vestido de Candoca, protegendo Tertulinho de José. Candoca sofre ao saber que o vestido que sua mãe lhe costurou foi destruído, e José afirma desconfiar da história de Xaviera. Xaviera diz que Tertulinho precisa mudar, e deixa a casa do rapaz. Maruan dá início à sua conversão cristã. Joel se espanta com os ciúmes de Anita. Cira anuncia que está grávida de um menino. Mirinho é nomeado secretário de Minas e Energia de Canta Pedra. Tereza oferece pagar as diárias de Xaviera na pousada de Quintilha. Márcio informa a Tertulinho que o Coronel foi interditado judicialmente.
Capítulo 135
Tertulinho comemora a interdição do pai, e questiona Márcio se José pode atrapalhar seus planos de assumir o lugar do Coronel. Deodora põe Cirino para dormir. Tertulinho anuncia a interdição judicial do Coronel, que decide deixar a fazenda. Lorena se aproxima de Firmino. Pajeú beija Deodora. Catão conduz Xaviera até a fazenda, a mando de Tertulinho. Xaviera não resiste às investidas de Tertulinho. Vespertino comunica a Floro Borromeu que o hospital de Candoca será construído.
Capítulo 136
Vespertino e Floro comemoram a entrada do dinheiro para a construção do hospital, mas escondem de Candoca. O sheik Omar chega a Canta Pedra e pede sigilo a Quintilha. Xaviera está atormentada com suas dúvidas sobre o caráter de Tertulinho. O Coronel conta a José e Candoca que foi interditado por Tertulinho. Deodora afirma a Pajeú que tomará tudo do Coronel. Firmino confessa seu amor por Lorena, que diz que é apenas sua amiga. O sheik Omar agradece Timbó e Tereza por terem salvado a vida de Maruan. Omar se apresenta para Maruan. José questiona Fubá Mimoso/Dom Tião sobre o mandante de seu assassinato.
Capítulo 137
Dom Tião diz a José que não pode revelar a verdade sobre o mandante de sua morte. Omar afirma que sente vergonha de Maruan, que garante que se casará com Labibe mesmo sem a aprovação do pai. Sabá e Nivalda pensam em como derrotar Floro e Vespertino. Deodora descobre que Tertulinho interditou o Coronel e cobra explicações de Márcio Castro. José pergunta a Tertulinho se ele foi o mandante de sua tentativa de assassinato. Timbó aconselha Omar. Vespertino e Floro planejam embolsar o dinheiro do hospital de Candoca. Omar oferece ouro para que Labibe desista de Maruan.
Capítulo 138
Labibe se revolta contra Omar, e Latifa e Zahym tentam acalmar a filha. Tertulinho anuncia a Catão que o progresso chegará à fazenda Palmeiral. Candoca convida Xaviera para ser sua madrinha de casamento. Savinho arma para que Firmino e Lorena se encontrem. Lorena se impressiona com a paixão de Firmino por seu trabalho. Firmino vai embora apressado da casa de Lorena e procura Xaviera. Maruan leva Labibe até o cartório e se casa com ela. Candoca convida o Coronel para entrar com ela na igreja em seu casamento. Maruan apresenta Labibe a Omar como sua esposa.