Netflix lança ‘Top 10 Semanal’ com séries e filmes mais assistidos

Foto: Reprodução / Netflix

A Netflix lançou nesta quarta-feira (17) um site dedicado a reunir a lista de séries e filmes mais assistidos na plataforma durante a semana. O “Top10.Netflix.com”, mostra listas semanais globais e por país, com os títulos mais assistidos no serviço.

Incluindo títulos originais e licenciados, o novo “Top 10 na Netflix” será publicado todas as terças-feiras, com base nas horas de visualização de segunda a domingo da semana anterior. As listas serão divididas da seguinte forma: Top 10 global de filmes (em inglês), séries (em inglês), filmes (em outros idiomas) e séries (em outros idiomas), além de rankings de mais de 90 países. Por enquanto, o site está disponível em inglês e espanhol, mas deve ter outros idiomas adicionados no ano que vem.

MÉTRICA
Mas enfim, você já deve ter se perguntado – afinal como é feita a lista de “Top 10” da Netflix? E apesar de parecer simples, isso não é nada fácil, na verdade não existe uma métrica perfeita. Medidas tradicionais, como bilheteria ou audiência (criada para ajudar os anunciantes a entender o sucesso na TV tradicional), não são relevantes para a maioria dos serviços de streaming, incluindo a Netflix.

De acordo com a própria Streaming, depois de analisar diferentes opções, eles acreditam que o engajamento, representado pelas horas de visualização, é um bom indicador da popularidade de um título, assim como a satisfação geral do assinante, muito importante para aumentar a retenção em serviços de assinatura. Além disso, as horas de visualização são a métrica usada por terceiros para avaliar a popularidade, pois incluem títulos assistidos novamente (uma ótima indicação de satisfação dos assinantes) e podem ser medidas da mesma maneira em diferentes empresas.

No entanto, analisar o sucesso apenas pelas horas de visualização favorecem as séries e os filmes mais longos. Como é praticamente impossível levar em conta as nuances dos diferentes tipos de conteúdo com apenas uma métrica, a Netflix publica listas específicas de tempos em tempos, por exemplo, documentários ou realities mais populares.

Estas são as 10 coisas que você precisa saber sobre a metodologia por trás do Top10.Netflix.com:

1. As listas são classificadas por horas de visualização por título, ou seja, o número total de horas que os assinantes passaram assistindo a uma temporada de uma série ou a um filme (incluindo as três vezes que você viu aquela famosa cena de Sex/Life).

2. São medidas as horas de visualização ao longo de uma semana, começando na segunda-feira e terminando no domingo. As listas são publicadas às terças-feiras.

3. São publicadas quatro listas semanais de Top 10: filmes (em inglês), séries (em inglês), filmes (em outros idiomas) e séries (em outros idiomas). Cada lista inclui as horas de visualização de cada título durante a semana.

4. Também é publicada duas listas de Top 10 (filmes e séries) específicas de 90 países (os mesmos que têm as fileiras Top 10 no serviço). Essas listas também são classificadas por horas de visualização (embora essa informação não apareça para cada título nas listas por país).

5. Cada temporada de uma série é medida separadamente, então as temporadas 2 e 3 de Stranger Things podem aparecer na lista, por exemplo.

6. Todos os títulos de todos os gêneros podem estar nas listas: séries, filmes, infantis, para toda a família, originais Netflix ou licenciados.

7. O site foi lançado na última quarta-feira, mas foi disponibilizado listas de Top 10 e informações sobre o número de semanas durante as quais um título ficou no Top 10 desde 28 de junho de 2021.

8. Também foi criado o Top 10 de filmes Netflix mais populares (em inglês), séries (em inglês), filmes (em outros idiomas) e séries (em outros idiomas) de todos os tempos, com base no número total de horas de visualização dos títulos nos primeiros 28 dias no serviço.

9. As medições semanais são arredondadas para 10 mil para contabilizar flutuações na conectividade de internet no mundo todo.

10. Foi contrato a EY (uma empresa de contabilidade independente) para analisar as novas métricas, e será publicado um relatório em 2022.

Compartilhe Este Artigo
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile