A série “The Last of Us” estreia neste domingo (15) na HBO Max, gerando muita expectativa entre os fãs. O sucesso da série pode ser benéfico tanto para a HBO quanto para a Sony Interactive Entertainment, já que a empresa planeja expandir o universo do jogo com um jogo multiplayer de serviço ao vivo que se beneficiará da atenção gerada pela série estrelada por Pedro Pascal, Anna Torv e Bella Ramsey.
A série é baseada no jogo de mesmo nome, desenvolvido pela Naughty Dog e lançado exclusivo para PlayStation 3 em 2013. Na época, o jogo foi muito bem recebido pela crítica e, junto com a expansão “Left Behind”, foi remasterizado para PS4 em 2014. Em 2020, foi lançado o sucessor “The Last of Us Part II” e em 2022 foi lançado um remake do primeiro jogo para PS5, chamado de “Part I”. Juntos, os jogos já venderam mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo.
A adaptação da franquia para a HBO tem recebido críticas positivas, como “uma saga emocionante e promissora de zumbis” e obtendo 97% de aprovação no Rotten Tomatoes. No entanto, a pressão é alta para a PlayStation. A adaptação de 2022 da franquia “Resident Evil” da Capcom para a Netflix, que anteriormente havia gerado vários filmes bem-sucedidos na Screen Gems da Sony Pictures, foi cancelada após uma temporada devido às críticas mornas.
A própria Screen Gems havia abandonado uma abordagem anterior para “The Last of Us” há alguns anos, mas a televisão pode ser a oportunidade perfeita, já que “The Walking Dead” da AMC acabou em novembro após 11 temporadas. Isso deixou uma brecha aberta para que “The Last of Us” se torne o próximo grande sucesso da HBO. Além da série, planos importantes de jogo também estão em andamento através de um jogo multiplayer online ambientado no universo do jogo.
Apesar do sucesso da PlayStation, os consoles representaram apenas 28% do mercado global de jogos de vídeo game de $184 bilhões em 2022, de acordo com a Newzoo. “The Last of Us Part I” terá uma versão para Windows lançada em 3 de março, marcando a primeira vez que a franquia estará disponível para PC. Mesmo assim, os jogos para celular são o dobro do tamanho dos jogos para console e PC juntos.