Os anos 90 foram marcados por séries incríveis que deixavam todos colados em frente a TV e ainda ditavam moda, comportamento, penteados e com certeza geraram os primeiros crushs de muitos!
Para matar a saudade das principais produções dessa década primorosa, separamos 15 séries que você precisa maratonar novamente. Confira!
1. Xena, a Princesa Guerreira
A série que tem um dos finais mais chocantes de todos os tempos foi ao ar pela primeira vez em 1995. A trama é uma fantasia histórica que se passa na Grécia antiga onde Xena, uma ex-assassina, é levada para uma missão que tem como intuito limpar seu passado sangrento. A produção acabou em 2001.
2. Família Soprano
Quase na virada da década, em 1999 a HBO estreou uma série que é considerada até hoje uma das melhores. A produção chegou a vencer 21 prêmios Emmy e 5 Globos de Ouro. A série acompanha o chefe da máfia e pai de família, Tony Soprano, que começa a ter ataques de pânico e decide procurar a ajuda de uma profissional, Dra. Jennifer Melfi. Enquanto tenta proteger os filhos, Meadow e Anthony Junior, o mafioso enfrenta uma investigação federal e a possível traição de um membro da família.
3. Mundo da Lua
Exibida de 1991 a 1993, os 52 episódios de “Mundo da Lua” levou o público para um universo particular de Lucas Silva e Silva, onde os desejos e a realidade se misturam em uma narrativa fascinante. É impossível esquecer a icônica frase “Alô, alô, planeta Terra chamando”, que foi capaz de fazer muitos viajarem nas aventuras do personagem.
4. Power Rangers
“Power Rangers têm a força, Power Rangers são heróis”! Não poderíamos deixar uma das maiores febres dos anos 90 de fora desta lista, não é mesmo? A produção que teve início em 93 e que segue até os dias atuais, impactou a vida de toda uma geração, fazendo as crianças sonharem em serem Rangers de verdade. Ao longo dos anos houve alteração de elenco e outros detalhes na série, mas em todas as temporadas a união dos heróis para formarem o Mega Zord, é sempre o momento mais aguardado.
5. Barrados no Baile
Começou em 1990, e terminou exatamente em 2000. Foram 10 temporadas mostrando o choque da mudança da família dos irmãos Brandon e Brenda da pacata Minessota à efervescente Bervely Hills. As relações pessoais que vão se formando dão brecha para assuntos como suicídio na adolescência, abuso de drogas, estupros e afins.
6. Confissões de Adolescente
Apesar ser uma série bem curta, com apenas duas temporadas exibidas entre 94 e 96, a produção marcou a adolescência de muita gente que se via retratada no conflito das 4 irmãs. Com dilemas atemporais e um roteiro redondinho, a série que conta com um elenco que nos é bem familiar até hoje, deixou bastante saudades.
7. Kenan & Kel
Por quatro anos, de 96 a 2000, esses dois amigos marcaram época com suas aventuras e muito refrigerante de laranja. A trama gira em torno de Kenan e de seu amigo Kel, que é bem lerdinho e apaixonado por um refri de laranja. A sitcom não tinha episódios contínuos, exceto por uma sequência medonha em uma casa mal assombrada, por isso dá pra você se jogar na internet e matar a saudade desses dois assistindo algum episódio da série.
8. Um Maluco no Pedaço
Com uma música de abertura viciante e as dancinhas do Carlton, a produção protagonizada por Will Smith ficou no ar entre os anos de 90 e 96. Sua mãe acha que ele deve ter uma educação mais rigorosa e por isso ele é enviado para morar com o tio Phil. Mas com a chegada de Will, toda a rotina da Mansão fica de pernas pro ar e o comportamento da família é influenciado pelo adolescente. “Um Maluco no Pedaço” deveria ter sido encerrada na quarta temporada, porém, devido aos milhões de pedidos dos fãs, a série foi renovada para mais 2 temporadas.
9. Blossom
Figurinha carimbada nas tardes do SBT, a série começou a ser transmitida em 1990 e durou 5 anos. Protagonizada por Mayim Bialik, a Amy de The Big bang Theory, que representava uma menina de 15 anos com um humor bastante inteligente e sarcástico. Blossom mora com o pai e seus irmãos, cada um com um traço de personalidade bem diferente dela. Sendo a caçulinha da família, a protagonista é simplesmente brilhante em meio de sua família não muito convencional.
10. Sabrina, Aprendiz de Feiticeira
A produção que estreou em 96 e terminou em 2006, totalizando 7 temporadas, gira em torno de uma adolescente que mora com suas tias e com o famoso gato Salem. Ao completar 16 anos, a protagonista descobre que é uma meia-bruxa, filha de mãe mortal e pai bruxo. E assim, com essa revelação super normal no cotidiano de qualquer pessoa, ela vai tentando aprender a desenvolver seus poderes mágicos.
11. A Família Dinossauro
“Não é a mamãe”! Um dos bordões mais famosos da série que estreou em 91. A produção icônica e que marcou a vida de muitos, acompanha o dia a dia da família Silva Sauro, que é formada por dinossauros, mas que vive em um mundo moderno, com roupas, televisão, telefone, trabalho e tudo mais. Dino é o chefe da família. Ele é casado com Fran, com quem tem três filhos, Bobby, Charlene e Baby. A família também conta com Zilda, mãe de Fran, que é detestada por Dino.
12. Dawson’s Creek
Exibida de 1998 a 2003, a trama mostra a passagem de um grupo de amigos para um “mundo adulto”. Ao contrário de muitas produções que mostravam um grupo perdido na adolescência, sem saber muito bem como lidar com as situações, Dawson’s creek tem um contexto mais maduro, e foi considerada uma das melhores séries de drama para adolescentes dos anos 90.
13. Law & Order
O drama que acompanha os desafios da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York, foi lançada em 90. A série mostra a “Special Victims Unit” (Unidade de Vítimas Especiais) investigando os crimes de caráter sexual, seguindo os passos dos detetives Elliot Stabler e Olivia Benson.
14. Friends
Lançada em 94, uma das séries mais aclamadas e queridinhas até hoje, a produção conta com 236 episódios que acompanham seis amigos que tentam fazer a vida em Nova York. Rachel é a garota mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola. Monica, sistemática, apaixonada pela culinária e irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa, que descobriu ser lésbica. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. A turma é completa pela exótica Phoebe.
15. O Mundo de Beakman
Beakman e sua trupe fizeram toda uma geração mergulhar no mundo da ciência e realmente se apaixonar por ele. Contando sempre com uma de suas assistentes, que mudaram ao passar das temporadas, e com seu fiel escudeiro Lester, o rato mais amado do mundo. O mundo de Beakman foi um verdadeiro frisson cultural, explicando conceitos complicados de uma forma simples e mostrando como fazer experimentos para testá-los em casa.
Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.