O filme do concerto “The Eras Tour” de Taylor Swift estreou oficialmente com uma receita de $92,8 milhões na América do Norte e $30,7 milhões internacionalmente, totalizando $123,5 milhões globalmente, cerca de R$ 622 milhões, no primeiro final de semana.
A venda de ingressos foi ligeiramente abaixo das estimativas de domingo, que previam entre $95 milhões a $97 milhões nos EUA e $126 milhões a $130 milhões globalmente. No entanto, estes números são impressionantes. No mercado doméstico, é a segunda maior estreia de outubro de todos os tempos, perdendo apenas para o “Joker” de 2019 que arrecadou $96 milhões.
Apesar da promoção mínima e estratégias de distribuição pouco convencionais, “The Eras Tour” conquistou o melhor início de todos os tempos para um filme de concerto e também o sétimo maior fim de semana de abertura do ano. O filme foi incluído no calendário apenas seis semanas atrás.
Jeff Bock, analista da Exhibitor Relations, mencionou que este outubro teria sido desanimador sem a presença de Taylor Swift. A rota atípica do filme para os cinemas se deu porque não é distribuído por um grande estúdio. Ao invés disso, a cantora lançou o filme com a ajuda da AMC Theatres, a maior cadeia de cinemas do mundo. Taylor, que produziu o filme, fica com cerca de 57% das vendas de ingressos. O filme está em exibição em 3.855 cinemas nos EUA e Canadá e 4.527 internacionalmente.
Durante seu primeiro fim de semana nos cinemas, “The Eras Tour” tornou-se o filme de concerto de maior bilheteria da história, superando os $73 milhões de “Justin Bieber: Never Say Never” em 2011. Ao final de sua exibição nos cinemas, espera-se que o filme de Swift rivalize com o recorde global do gênero, o “Michael Jackson: This Is It” de 2009 ($261 milhões).
Diferente de lançamentos tradicionais, “The Eras Tour” tem menos exibições. Estará em cartaz apenas de quinta a domingo, garantindo auditórios cheios. A versão filmada do show tem duração de 2 horas e 48 minutos e incentiva o público a cantar, dançar e até filmar a diversão.
A chefe de conteúdo da AMC Theatres, Elizabeth Frank, agradeceu a Swift por levar o filme para as telonas. Ela mencionou que o desempenho espetacular encantou os fãs e espera grandes públicos para as próximas semanas.