Spotify acata pedido de Neil Young e retira todas as músicas do cantor após polêmica com podcast anti-vacina

Foto: Reprodução/ Getty Images

O Spotify está trabalhando para remover todas as músicas de Neil Young de seu catálogo. O motivo é o pedido do próprio cantor para que sua propriedade artística fosse excluída do app caso não removessem o podcast anti-vacina de Joe Rogan.

O autor de ‘Rockin’ e ‘Harvest Moon’ fez a solicitação em uma carta aberta, que foi apagada logo em seguida nas redes sociais.

“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas — potencialmente causando morte àqueles que acreditam que a desinformação está sendo espalhada por eles. Eles pode ter Rogan ou Young. Não os dois”. Em uma publicação posterior, desta quarta-feira (26), o músico afirmou que o Spotify representa 60% de sua renda de streaming no mundo, o que resulta em uma “grande perda para a minha gravadora absorver. Não podia continuar a apoiar a desinformação fatal do Spotify junto ao público que ama música”, começou.

Ele demonstrou empatia pelas vítimas do vírus e da desinformação gerada por portais de notícias negacionistas. Neil disse que espera que outros artistas tomem a mesma atitude e deixem o Spotify para apoiar o combate às fake news.

“Eu realmente quero agradecer às muitas, muitas pessoas que falaram comigo e me agradeceram por tomar essa posição. Pessoas que trabalham na área da saúde, nas linhas de frente, que perderam entes queridos para a covid-19 ou que estão preocupadas com crianças e familiares. Eu nunca senti tanto amor vindo de tantos”, escreveu o músico.

O streaming acatou o pedido e já iniciou o processo de retirada de conteúdo.

Um porta-voz da plataforma fez uma declaração ao The Hollywood Reporter e lamentaram a escolha do cantor:
 “Nós queremos que toda a música do mundo e todo o conteúdo em áudio esteja disponível para os usuários do Spotify. Com isso, vem grande responsabilidade ao balancear a segurança de nossos ouvintes e a liberdade de nossos criadores. Nós temos políticas de conteúdo detalhadas em posição e removemos mais de 20 mil episódios de podcasts relacionados à covid-19 desde o início da pandemia. Nós lamentamos a decisão de Neil em remover sua música da plataforma, mas esperamos que ele retorne logo”.

O podcast em questão é o ‘The Joe Rogan Experience’, que enfrenta críticas, não apenas do cantor, como de um grande público que se revoltou com seu conteúdo negacionista e propagador de informações errôneas sobre as vacinas.

No final do ano, um grupo de médicos e profissionais da saúde escreveram uma carta pedindo pelo fim da desinformação após o Dr. Robert Malone ter sido convidado e promovido teorias sem bases científicas no podcast.

Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.

Compartilhe Este Artigo
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile