O ano de 2021 foi marcado por muitos hits incríveis que nos fizeram dançar, cantar e até mesmo chorar. Por isso, resolvemos trazer uma retrospectiva com as 15 músicas que marcaram este ano.
Confira:
1. “Leave The Door Open” – Silk Sonic
Bruno Mars fez seu retorno à música de forma triunfal. Junto com Anderson .Paak o músico formou a Silk Sonic, um projeto que homenageia a Soul Music e R&B dos anos 70, com uma nova roupagem.
Deste trabalho, veio o disco “An Evening With Silk Sonic” e o single icônico “Leave The Door Open”. A balada romântica se tornou um dos melhores lançamentos do ano.
2. “Meu Pedaço de Pecado” – João Gomes
Uma das maiores revelações do estilo “piseiro” neste ano foi o cantor João Gomes, de 19 anos. O músico pernambucano foi parar entre os mais tocados do Brasil com o hit “Meu Pedaço de Pecado”. A música passou dias como uma das 50 mais tocadas no país e ajudou a projetar João no cenário musical.
3. “Blinding Lights” – The Weeknd
“Blinding Lights”, do cantor canadense The Weeknd, bateu o hit dos anos 1960 “The Twist”, de Chubby Checkers, e se tornou o maior sucesso ded todos os tempos nas paradas de singles da Billboard em novembro de 2021. Além disso, a música se tornou a 2ª música mias bem sucedida da indústria fonográfica global segundo a United World Chart.
4. “Good 4 u” – Olivia Rodrigo
A jovem cantora de 18 anos foi uma das grandes surpresas que 2021 trouxe para nós. A revelação musical quebrou recordes no Spotify e conquistou diversos prêmios, entre eles o American Music Award, People’s Choice Award e MTV Video Music Award.
Entre seus maiores sucessos, destacamos “Good 4 u”, a faixa que une pop e rock e que simboliza da melhor forma o retorno do “pop punk” ao holofotes. A música enfrentou uma pequena polêmica, quando fãs apontaram semelhanças com o hit do Paramore, “Misery Business”.
O clipe de “Good 4 u” também é um dos mais marcantes de 2021, fazendo referência a filmes da década de 2000, como “Garota Infernal” e “O Diário da Princesa”.
5. “Girl From Rio” – Anitta
Que a Anitta vem pra lacrar todos nós sabemos, mas este ano a brasileira fez história ao se lançar em sua carreira internacional e fazer diversas parcerias incríveis. A cantora é tão poderosa que “Girl From Rio” foi a letra mais buscada entre os brasileiros no Google em 2021. Além disso a faixa que une português e inglês ganhou diversos prêmios.
6. “MONTERO (Call Me By Your Name)”, Lil Nas X
Lil Nas X foi um dos principais nomes do ano no mundo da música. O hit autobiográfico “MONTERO (Call Me By Your Name)” ganhou as paradas e ainda deu muito o que falar.
Na letra do hit, o próprio Lil Nas X explica que se trata de uma carta para ele mesmo mais jovem. Uma carta em que ele explica o motivo de se assumir gay publicamente, algo que no passado ele havia decidido não fazer.
“(A música) vai abrir portas para muitas pessoas homossexuais para simplesmente existirem”, escreveu o cantor em um post no Twitter. Apesar de toda a polêmica ao seu redor, o single foi um dos de maior sucesso do ano.
7. “Stay (With Justin Bieber)” – The Kid LAROI
A união de The Kid LAROI e Justin Bieber se tornou um sucesso assim que foi lançada. A música ganhou diversos prêmios e quebrou o recorde de canção que ficou mais tempo em 1º na parada Global do Spotify, com 68 dias ao todo. Além disso, o hit alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100 e se tornou um fenômeno no TikTok.
8. “Esqueça-me Se For Capaz” – Marília Mendonça, Maiara & Maraisa
Acostumada a alcançar as paradas de sucesso com suas canções, a Rainha da Sofrência morreu em um acidente aéreo que comoveu todo o país em novembro de 2021. Após sua precoce partida, Marília Mendonça dominou o TOP 200 do Spotify Brasil com 74 faixas.
“Esqueça-me Se For Capaz” do projeto “Patroas”, em parceria com as amigas Maiara e Maraisa, ficou entre as mais ouvidas do mundo.
9. “Butter”, BTS
O fenômeno do K-pop conquistou as paradas com o single “Butter”. Durante todo o ano, o grupo lançou novas versões da música, o que garantiu que sua popularidade ficasse em alta por muito tempo.
Por ser totalmente em inglês, “Butter” garantiu que o BTS se tornasse ainda mais pupolar e alavancou o grupo como um dos grandes hitmakers do ano.
10. “Coração Cachorro” – Avine Vinny e Matheus Fernandes
A música que virou um fenômeno no TikTok alcançou o 2º lugar do ranking Spotify Brasil. Com mais de 300 mil vídeos publicados na “rede vizinha”, o forró eletrônico conquistou usuários, influencers e artistas internacionais como James Blunt, que fez um vídeo dançando a coreografia do hit.
O inglês elogiou a música que possui um “auuu” inspirado em “Same Mistake”, que Blunt lançou em 2007. Após uma pequena polêmica, os autores brasileiros admitiram que o refrão faz referência ao single internacional e cederam 20% dos direitos autorais a James Blunt.
11. “Easy On Me” – Adele
Adele voltou com tudo e lançou o incrível “Easy On Me”, primeiro single de seu novo álbum, “30”. Além de ser aclamada pela crítica, a música fez com que os fãs se apaixonassem ainda mais pela cantora.
“Easy On Me” ficou semanas no topo da parada americana e se tornou a música mais reproduzida em streams. E não foi à toda, uma vez que o single traz belas melodias, arranjos perfeitos e a potente voz de Adele.
12. “Beggin” – Måneskin
A banda italiana virou um dos nomes mais populares do mundo em 2021, graças a uma versão de “Beggin”, que viralizou nas redes sociais, principalmente no Instagram e TikTok. A canção já foi usada em mais de 5 milhões de vídeo na “rede vizinha”
“Beggin” foi lançada pelo grupo em dezembro de 2017 e faz parte do EP “Chosen”, mas somente neste ano a canção viralizou e fez do grupo um fenômeno global.
Mas a música é na verdade uma regravação da banda The Four Seasons, gravada pela primeira vez em 1967, 50 anos antes da versão da banda italiana. No Spotify, o cover soma quase 200 milhões de plays e a banda tem mais de 41 milhões de ouvintes mensais.
13. “Galopa” – Pedro Sampaio
Pedro Sampaio emplacou hit atrás de hit em 2021! Depois de lançar “Atenção” com Luísa Sonza, o DJ alcançou números impressionantes nas plataformas de stream com “Galopa”. A música ficou entre o Top 10 Brasil do Spotify, além disso, o hit foi a estreia do músico no Billboard Charts.
Atualmente, Pedro Sampaio é o único artista pop brasileiro que possui duas músicas simultâneas no Billboard Charts, um dos mais importantes rankings do mundo. Com “Galopa” e “No Chão Novinha”, recém-lançada parceria com Anitta, o músico faz parte do Top 200 da Billboard Global Excl.
14. “All Too Well (10 minute version) – Taylor Swift
Não é de hoje que Taylor Swift é um fenômeno mundial. Mas com os lançamentos épicos de “Red (Taylor’s Version)” e “Fearless (Taylor’s Version” movendo mais de 2 milhões de álbuns equivalentes globalmente, a cantora pop se consagrou em 2021.
Em novembro, a cantora estadunidense alcançou o topo da Billboard Hot 100 com “All too Well (10 minute version)“, música que originalmente faz parte do álbum “Red“, de 2012. O disco – premiado com o Grammy de ‘Álbum do Ano‘ – foi o segundo projeto abraçado pela artista no plano de regravar a sua discografia e reconquistar os direitos totais sobre suas composições.
15. “Bad Habits”, Ed Sheeran
Além de Bruno Mars, outro retorno super aguardado foi o de Ed Sheeran, um dos principais nomes do pop. Como já havia indicado em seus últimos trabalhos, o ruivo apostou de vez em uma vibe pop radiofônica.
A dançante “Bad Habits” dominou a parada britânica, fez sucesso ao redor do mundo e mostrou que Ed Sheeran é capaz de fazer hits incríveis independentemente do gênero.
Vale ressaltar que as músicas não estão listadas por ordem de popularidade, mas de maneira aleatória.
Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.