A equipe do cantor Chico Buarque afirmou nesta terça-feira (23) que a música “To Be Loved”, lançamento que faz parte do álbum ’30’ da cantora Adele, não pode ser considerada um plágio de “Eu Te Amo”, composição do cantor e de Tom Jobim, de 1980. A afirmação foi dada por Vinícius França, empresário do cantor.
O novo disco de Adele foi lançado na última sexta-feira (19) e os internautas que possuem uma audição mais aguçada já captaram a semelhança na introdução das duas músicas. Um Tweet compara as músicas, mostrando uma depois da outra, ouça:
pode copiar, só não faz igual #Adele30 pic.twitter.com/bF5h0sQzq3
— Kadu Pacheco (@kadupacheco_) November 19, 2021
A discussão começou na internet e teve a participação de profissionais musicais, que explicaram o motivo da semelhança. Não se trataria de um caso de plágio, mas de um padrão harmônico simples, comum no mundo da música.
“O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais simples e consideravelmente distintas, explicou um internauta.
Tal tese foi corroborada em outra publicação: “as notas de “te amo” nesse fraseado estão em sentido crescente e decrescente em escala monocromática acompanhadas pelo baixo, enquanto To be loved está apenas em decrescente em soprano…” escreveu outro usuário.
Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.