Zé do Caixão deve voltar em breve às telonas mas desta vez irá além das fronteiras brasileiras. Segundo o Screen Daily, o personagem criado e interpretado ao longo de décadas por José Mojica Marins, deve ganhar novos filmes nos Estados Unidos e no México.
A iniciativa é conduzida pela produtora SpectreVision, fundada por Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e pela britânica OneEyed Films, responsável pelas vendas internacionais do catálogo do personagem.
A SpectreVision afirmou que a idade é trazer “uma versão mais aminstream, acessível e atualizada do Zé do Caixão… fiel ao público que o adora desde sempre, mas apresentando-o para uma audiência nova e mais ampla”.
Um dos longas será produzido nos EUA, em inglês, e outro no México, em espanhol. Este segundo já está em fase de roteirização, a cargo da dupla Lex Ortega e Adrian Garcia Bogliano (Animales Humanos).
Criado em 1964, para o filme “À Meia-Noite Levarei a sua Alma”, Zé do Caixão era um coveiro envolvido em artes místicas, que busca por uma vítima para ser a mãe do seu filho demoníaco. O personagem se tornou um ícone e apareceu em diversos filmes e programas de TV até a morte de Marins, em 2020, aos 83 anos.