O icônico personagem Steamboat Willie, a primeira versão de Mickey Mouse da Disney, tornou-se a inspiração para um novo filme de terror. O diretor e produtor Steven LaMorte, juntamente com os produtores de “Terrifier 2”, anunciou o projeto na terça-feira. Este anúncio ocorre um dia após Steamboat Willie entrar para o domínio público.
O filme, ainda sem título definido, segue a linha do primeiro filme de terror baseado no personagem, “Mickey’s Mouse Trap”, dirigido por Jamie Bailey. Além disso, o jogo de terror indie “Infestation 88” foi anunciado seguindo a entrada do personagem no domínio público.
A comédia de terror de LaMorte retrata uma viagem noturna de barco em Nova York que se transforma em uma luta pela sobrevivência quando um rato travesso se torna uma realidade monstruosa. O filme questiona se um grupo diverso pode sobreviver a uma criatura assassina com apetite por turistas. Além de LaMorte, os produtores incluem Amy Schumacher e Martine Melloul, colaboradores no filme de terror “The Mean One”, e Steven Della Salla e Michael Leavy, conhecidos por “Terrifier 2”. A produção está programada para começar nesta primavera.
Em um comunicado, LaMorte expressou que “Steamboat Willie trouxe alegria a várias gerações, mas sob essa aparência alegre existe um potencial para puro e desenfreado terror.” Ele acrescentou que o projeto é um sonho antigo e está ansioso para apresentar essa versão distorcida do personagem ao mundo.
LaMorte enfatizou que o projeto nasce de um simples “amor” pelos personagens icônicos da Disney. “Somos todos crianças brincando na caixa de areia”, disse ele. “Não é um desejo de arruinar esses personagens, mas de honrá-los e mostrá-los sob uma nova luz.”
Enquanto Steamboat Willie entra no domínio público, outras versões mais conhecidas de Mickey Mouse permanecerão exclusivas da Disney. Um porta-voz da empresa afirmou que “Mickey continuará sendo um embaixador global da Walt Disney Company” e que a empresa protegerá seus direitos sobre versões mais modernas de Mickey Mouse e outras obras.
No entanto, mais projetos inspirados na Disney devem surgir à medida que outros personagens clássicos entram no domínio público. Um exemplo notável é “Winnie the Pooh: Blood & Honey”, um filme de terror centrado no personagem do urso amante de mel de A.A. Milne, que foi lançado nos cinemas dos EUA em fevereiro de 2023.