Faltando poucas horas para a estreia dos episódios finais da 4º temporada de ‘Stranger Things’, uma das produções queridinhas da Netflix, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre as principais referências da série.
Parte das características da produção estrelada por Millie Bobby Brown são inspiradas em clássicos da década de 1970 e 1980. Para alguns espectadores mais novos, tais referências podem passar despercebidas, mas cada detalhe pensado pelos irmãos Duffer carrega easter egg.
Por isso, se você é fã da série e quer tentar mais sobre os detalhes dela, confira a seguir filmes que vale a pena você conhecer:
CONTA COMIGO (1986)
As obras do escritor Stephen King são nitidamente grandes referências para os irmãos Duffer na criação de Stranger Things. “Conta Comigo” acompanha um grupo de quatro amigos que partem em uma aventura para tentar encontrar um adolescente desaparecido. Os criadores da série da Netflix não escondem a origem da sua inspiração e fazem homenagens diretas ao filme ao longo dos episódios. Um exemplo é as crianças andando pelos trilhos do trem, assim como os personagens de River Phoenix, Corey Feldman, Wil Wheaton e Jerry O’Connell.
IT (1990)
Outra obra de Stephen King que tem ligação direta com Stranger Things é ‘IT’. A força da camaradagem dos protagonistas contra uma criatura de outra dimensão, assim como as várias cenas pedalando pela rua são elementos que remetem a minissérie de TV dos anos 1990.
Na 4ª temporada, quando o grupo desvenda os mistérios da Casa Creel, onde o temido Vecna se esconde, é impossível não pensar em Bill e os amigos explorando a Casa Mal-Assombrada de Derry.
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977)
Steven Spielberg também influencia a dupla de criadores de Stranger Things. Várias das suas obras são referências na série, entre elas, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”. O longa mostra um homem de uma pequena cidade do estado de Indiana que pressente a chegada de alienígenas. Uma referência direta a produção é a visão que Will tem diante da porta de sua casa e seus desenhos no Mundo Invertido.
A HORA DO PESADELO (1984)
A franquia de terror de Freddy Krueger não podia ficar de fora da lista de referências da produção. Logo na 1ª temporada a série faz referência ao vilão do cinema interpretado por Robert Englund. Isso acontece quando o Demogorgon se espreita pelas paredes, de forma muito semelhante à que o assassino de Springwood se insinua no quarto. No entanto, sua influência fica ainda maior na 4ª temporada. Além da escalação de Englund como Victor Creel, Vecna compartilha muito do modus operandi de Freddy Krueger, uma vez que é dono de garras afiadas e persegue adolescentes traumatizados criando visões para eles.
O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)
“O Enigma de Outro Mundo”, serviu de referência principalmente na 3ª temporada para criar o clima de paranoia instaurado pelo Devorador de Mentes. Afinal, a ameaça enfrentada por Kurt Russell no longa tem efeito semelhante, já que toma a forma de suas vítimas. Além disso, os irmãos Duffer fizeram uma citação direta do título durante uma reunião da turminha de Stranger. A dupla ainda emprestou a ideia do clássico de 1982 estipulando que as criaturas do Mundo Invertido são vulneráveis ao fogo.
CHAMAS DA VINGANÇA (1984)
Influenciando diretamente a caracterização de Eleven, “Chamas da Vingança”, de Stephen King, mostra uma criança capaz de provocar incêndios com a mente. É claro que essa habilidade não passa despercebida pelo governo, que se empenha em arranjar uma maneira de estudá-la.
Na produção de King, a protagonista também dá uma dica de quando usa seus poderes, detalhe que não passou despercebido pelos irmãos Duffer e que os fizeram determinar que o nariz de El sangraria toda vez que ela entrasse em ação.
E.T.: O EXTRATERRESTRE (1982)
Nenhuma outra obra de Spielberg tenha guiado tanto a vibe da 1ª temporada da série, quanto E.T.: O Extraterreste. Assim como Elliot, Mike é cria uma amizade com um ser fantástico, e tenta o ajudar de todas as formas. Após encontrar Eleven, o personagem de Finn Wolfhard ainda tenta disfarçar El como se fosse mais uma garota de sua escola, momento emblemático que também pode ser visto na produção de 1982.
Além disso, as reuniões da turminha de Stranger Things para jogar Dungeons & Dragons.