A nova sequência de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água” ultrapassou a marca de $ 2 bilhões em bilheteria mundial em apenas seis semanas de lançamento. Com isso, o filme se tornou o sexto da história a alcançar essa marca e o primeiro a fazê-lo em tempos de pandemia, entrando para um seleto grupo que inclui o primeiro “Avatar”, “Vingadores: Ultimato”, “Titanic”, “Star Wars: O Despertar da Força” e “Vingadores: Guerra Infinita”.
Com isso, Cameron se torna responsável por três dos seis filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos. Ele também é o único diretor com três filmes a ultrapassar $ 2 bilhões. A atriz Zoe Saldaña, que interpreta Neytiri na série “Avatar”, agora estrelou em quatro dos seis filmes que ultrapassaram essa marca. Ela também aparece em “Vingadores: Ultimato” e “Vingadores: Guerra Infinita”, reprisando seu papel de Gamora em “Guardiões da Galáxia”.
Importante destacar que “Avatar: O Caminho da Água” alcançou a meta ambiciosa que Cameron se propôs antes do lançamento do filme. Antes da estreia da sequência, ele disse à revista GQ que “Avatar 2” representa “o pior caso de negócios na história do cinema” porque precisa se tornar um dos três ou quatro filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos para apenas se recuperar. (Analistas acreditam que o ponto de equilíbrio do filme estava perto de $1,5 bilhão, então “Avatar 2” já está no lucro.) Mas nos próximos dias, ele deve superar os quarto e quinto filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos, “Star Wars: O Despertar da Força” ($2,07 bilhões) e “Vingadores: Guerra Infinita” ($2,04 bilhões), para alcançar esse feito.
A versão original de “Avatar”, que estreou há 13 anos, continua sendo o filme mais bem-sucedido de todos os tempos com $2,9 bilhões. “Vingadores: Ultimato” vem logo atrás em segundo lugar com $2,79 bilhões, enquanto “Titanic” é o terceiro filme mais bem-sucedido de todos os tempos com $2,19 bilhões.