O luto é um sentimento que só quem passa por ele entende de verdade. Lidar com o sentimento de vazio e o processo de cura é uma verdadeira jornada que exige força, reflexão e paciência. Muitos filmes retratam estes sentimentos amargos do período do luto de diversas maneiras. Confira 5 destas produções que trazem a abordagem do assunto com sensibilidade e podem ser conferidas na Netflix ou Disney +.
Beleza Oculta (2017)
Após perder a filha, um pai tenta entender e lidar com tudo o que sente e acaba entrando em depressão. Afastado de seus amigos e com sua empresa entrando em falência, ele acaba recebendo visitas inesperadas, planejadas por seus sócios para incentivá-lo a voltar. As reviravoltas vão mostrar a jornada árdua de aceitação e todos os estágios que o luto pode trazer.
Up: Altas Aventuras (2008)
Com a morte da esposa, Carl, um idoso vendedor de balões, tenta seguir a vida, mesmo que ela pareça ter se tornado amarga após a grande perda. Prestes a perder a casa em que viveu por todo seu casamento, ele decide partir numa aventura inusitada para realizar um sonho antigo do casal e tentar recuperar sua alegria. Confira acima a prévia que retrata a vida dos dois.
18 Presentes (2019)
A trama acompanha Elisa, uma mãe que descobre um câncer terminal ainda na gravidez.
Ao saber da baixa probabilidade de conseguir acompanhar o crescimento da filha, ela deixa 18 presentes para serem entregues em todos os aniversários dela, até atingir a maioridade.
Se Algo Acontecer… Te Amo (2020)
Este curta-metragem animado de apenas 12 minutos retrata com extrema sensibilidade a vida de um casal que perde a filha numa terrível tragédia. Sem forças, ambos tentam se reconectar e superar o grande vazio que ficou.
Viva – A Vida é Uma Festa (2017)
Abordando o luto de maneira mais natural e descontraída, esta animação vencedora de Oscar acompanha Miguel, um garoto que ama música e acaba parando na terra dos mortos. Lá, ele descobre detalhes sobre o passado de sua família e entende a importância do dia dos mortos (comemorado tradicionalmente no México).