5 fanfics que viraram filme ou série e você não sabia

Foto: Reprodução/ Netflix

As fanfics são, como o próprio nome já diz, ficções criadas por fãs. Essas histórias podem ser ambientadas em universos já existentes do cinema, televisão, literatura ou games, utilizando os mesmos personagens, porém com alterações no enredo.

Para muitos o ato de escrever uma fanfic é puro passatempo, mas há autores que tiveram seu nome estabelecido na literatura justamente pelo sucesso gerado em suas histórias ficcionais na adolescência e pela repercussão que tiveram no Wattpad, principal app para divulgação de tais produções.

Do Wattpad para as páginas de livros e agora para as telas do cinema e do streaming, conheça cinco filmes e séries que surgiram de fanfics e que provavelmente você não sabia.

1. Através da Minha Janela

Sucesso no Wattpad, Os Irmãos Hidalgo foi praticamente um fenômeno. As fanfics são assinadas por Ariana Godoy e foram publicadas como livros apenas em 2019, mas o sucesso entre os amantes de romance erótico foi tanto que a Netflix iniciou a produção da adaptação em março de 2021.

O longa acompanha Raquel e Ares, dois adolescentes que levam vidas muito distintas, mas são vizinhos um do outro. Ela sempre o observou, de uma forma um tanto quanto obsessiva, mas a história vira de cabeça para baixo quando alguns segredos são revelados.

“Através da Minha Janela” já está disponível na Netflix.

2. Os Instrumentos Mortais e Shadowhunters

Ambientado no mundo real, mas com criaturas sobrenaturais, “Os Instrumentos Mortais” se desdobra em cinco livros entre outras obras derivadas no mesmo universo.

A história acompanha a jovem Clary Fray, que presencia um assassinato causado por criaturas invisíveis. A partir daí, descobre que o mundo não é o que ela conhecia e está repleto de demônios. Porém, os Caçadores das Sombras têm exatamente a missão de salvar o mundo deles, e Clary pode estar mais envolvida na história do que gostaria.

Em 2014, após o fracasso do filme, foram iniciadas negociações para que a obra ganhasse uma série, que em 2015 teve o nome divulgado: “Shadowhunters”. Ao todo a produção teve 3 temporadas na Netflix e foi encerrada em 2019.

“Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos” está disponível na HBO Max e Prime Video. A série “Shadowhunters” é um título original da Netflix.

3. After

‘After’ possui cinco livros que acompanham a história de amor, ciúmes e sexo entre Tessa e Hardin. Ela, que sempre seguiu regras e era conhecida como uma garota quietinha; e ele, o bad boy da faculdade que possui um passado misterioso e sempre está envolvido em problemas.

A história original surgiu em 2013, no Wattpad, quando Anna Todd, uma fã da boyband One Direction, resolveu escrever um romance erótico com Harry Styles. O sucesso foi instantâneo e conquistou milhões de leitores, o que acabou levando a autora a publicar seus livros físicos em 2014, trocando o nome dos personagens.

No mesmo ano, a Paramount adquiriu os direitos para adaptar ‘After’ para as telonas. O primeiro longa foi lançado em 2019 e, até agora, a série conta com três adaptações que estão disponíveis no Prime Video e no HBO Max.

4. A Barraca do Beijo

A autora da história original é Beth Reekes, que publicou suas fanfics no Wattpad em 2011, quando tinha entre 15 e 16 anos. Em 2013 as histórias viraram livro físico e não demorou para a Netflix adquirir os direitos de adaptação em 2016. Mas foi só em 2018 que o longa chegou ao streaming.

“A Barraca do Beijo” acompanha Elle Evans, uma garota do Ensino Médio que acaba se apaixonando pelo irmão mais velho de seu melhor amigo. A trilogia da produção está disponível na Netflix.

5. Cinquenta Tons de Cinza

O romance foi publicado pela primeira vez em 2011, imaginado como uma fanfic de ‘Crepúsculo’. Intitulada ‘Masters of the Universe’, a autora EL James utilizava o pseudônimo SnowqueensIcedragon para publicar a história em plataformas de fãs.

A história era um universo alternativo, onde Edward Cullen não é um vampiro. Depois que ganhou milhões de fãs e seguidores, James disponibilizou as publicações em um site próprio, chamado Fifty Shades, onde as histórias já estavam reescritas com outros nomes para os personagens.

‘Cinquenta Tons de Cinza’ foi lançado como um e-book em 2011 e em 2012 a Focus Features adquiriu os direitos para adaptar a história para os cinemas. O filme foi lançado em 2015.

A história segue a jovem Anastasia e sua vida a partir do momento que ela conhece o enigmático e poderoso Christian Grey, que tem barreiras afetivas altíssimas e um apelo para o BDSM em suas relações sexuais.

‘Cinquenta Tons de Cinza’ está disponível na Netflix, Star+, Clarovideo, Telecine Play e Globoplay.

Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.

Compartilhe Este Artigo
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile