Wanderley Tribeck, o icônico primeiro intérprete do palhaço Bozo no Brasil, faleceu na noite de terça-feira (18/6) aos 73 anos. O comediante foi levado às pressas ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, após suspeita de infarto, mas não resistiu.
Histórico da Ocorrência
Tribeck passou mal na tarde de terça-feira e foi rapidamente atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No hospital, recebeu os primeiros socorros, mas infelizmente faleceu por volta das 23h.
Despedida e Homenagens
O filho de Tribeck, Wanderley Tribeck Júnior, expressou sua tristeza nas redes sociais: “Hoje é o dia mais triste da minha vida, perdi meu pai, meu melhor amigo, minha referência. Pai, obrigado por tudo. Ainda não acredito que você se foi. Falei com o senhor ontem à noite, vai ser duro não poder te ligar mais. A dor é gigante. Meu Deus, olhe por mim, pois preciso de força para criar minhas duas filhas. Adeus papai, te amarei para sempre de todo meu coração”.
O SBT também prestou suas homenagens ao pioneiro do programa infantil: “Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão vem a público agradecer Wanderley pelo pioneirismo do início do SBT, construindo e pavimentando uma estrada de muito sucesso na história da emissora, que marca gerações e gerações com seus programas infantis. Pedimos que Deus conforte os corações de sua esposa, seu filho e netos. Estamos certos de que ninguém jamais se esquecerá do primeiro intérprete do tão amado palhaço Bozo”.
Carreira e Legado
Wanderley Tribeck conquistou o coração das crianças brasileiras no início da década de 1980, ao se tornar o primeiro palhaço Bozo no país. Escolhido por Larry Harmon, dono da franquia original, com a ajuda de Silvio Santos, Tribeck estreou seu programa infantil na TVS em setembro de 1980. Ele também comandou o programa dominical “Silvio Santos e Bozo”, interagindo com o próprio dono do canal.
Seu sucesso levou à reprodução do personagem por outros atores em diferentes capitais, como foi o caso de Luís Ricardo. No entanto, Tribeck não concordava com a existência de outros Bozos, o que o levou a deixar a emissora de Silvio Santos em 1982. Após sua saída, passou a apresentar programas na Record e na Gazeta, interpretando o personagem Wandeko Pipoka no programa infantil “A Turma da Pipoca” (1983).
Posteriormente, Tribeck trocou o entretenimento infantil pela carreira de pastor evangélico na Assembleia de Deus de Criciúma, em Santa Catarina. Recebeu apoio de fiéis e muitas mensagens de carinho em sua última postagem nas redes sociais.