A morte da atriz Shelley Duvall, revelada nesta quinta-feira (11), aos 75 anos, deixou fãs de todo o mundo em luto. Duvall ficou imortalizada por sua atuação em “O Iluminado”, um dos filmes mais emblemáticos de Stanley Kubrick. No entanto, muitos não lembram que a experiência da atriz com o diretor foi desastrosa e deixou traumas profundos.
Traumas de “O Iluminado”
A atriz declarou que chorava todos os dias durante as filmagens, já que era obrigada a gravar as cenas dezenas de vezes para atender à perfeição exigida por Kubrick. “Ele [Stanley Kubrick] não ficava satisfeito com nada até pelo menos o 35º take. Trinta e cinco takes correndo, chorando e carregando um garotinho é pesado. E ele queria todos atuando com tudo desde o primeiro ensaio. Era difícil”, afirmou Duvall em entrevista ao The Hollywood Reporter há quatro anos.
Em uma entrevista rara, a atriz afirmou que essas experiências a transformaram para sempre. No documentário “Stanley Kubrick: A Life in Pictures”, o ator Jack Nicholson também denunciou o comportamento controverso do diretor. Ele afirmou que Kubrick tinha uma postura abusiva com Duvall, sugerindo repetições excessivas sem pausas e demonstrando impaciência com o desempenho da atriz. Kubrick também expôs Duvall a armas de verdade e pediu que ela fosse isolada pela equipe do filme. “Não simpatize com Shelley”, teria afirmado o cineasta.
Ferimentos e Recorde no Guiness
A atriz chegou a ter ferimentos nas mãos em uma das sequências. A cena com um bastão de beisebol entrou para o Guiness Book após ser repetida 127 vezes, demonstrando a extenuante carga de trabalho que Duvall enfrentou.
Reclusão e Problemas de Saúde
Shelley Duvall ainda atuou por anos, mas decidiu se desligar da indústria do entretenimento em 2002. Naquele ano, ela deixou sua casa em Los Angeles para viver em uma fazenda no interior do Texas, nos EUA. Desde então, seu real estado de saúde se tornou um mistério. Em 2016, ela preocupou os fãs ao declarar ao programa Dr. Phil que sofria com problemas de saúde mental. “Estou muito doente, preciso de ajuda”, afirmou ela na ocasião.