Richard Belzer, famoso comediante e ator norte-americano, morreu neste domingo (13) aos 78 anos em sua casa no sul da França, segundo informações de seu amigo de longa data, Bill Scheft, ao The Hollywood Reporter. O comediante, conhecido por interpretar o detetive John Munch nas séries “Homicide: Life on the Street” e “Law & Order: SVU”, ficou marcado por seu humor sagaz e teorias da conspiração.
Belzer iniciou sua trajetória como ator em 1993, quando interpretou John Munch pela primeira vez em “Homicide: Life on the Street”. Desde então, o personagem apareceu em mais de dez séries de televisão, incluindo “30 Rock” e “Arrested Development”. Munch se tornou um dos personagens mais duradouros da televisão, mantendo-se na tela por mais de duas décadas.
Em entrevista, Belzer afirmou que, apesar de não ter testado para o papel, o personagem foi escrito especialmente para ele. “Eu nunca seria um detetive. Mas se fosse, seria assim. Eles escrevem para toda a minha paranóia e dissidência anti-establishment e teorias da conspiração. Então tem sido muito divertido para mim. Um sonho, na verdade”, disse.
Belzer também se aventurou no mundo literário, em 2008 publicou o livro “I Am Not a Cop!”, em parceria com Michael Ian Black, e ajudou a escrever vários livros sobre teorias da conspiração, incluindo o assassinato do presidente John F. Kennedy e o desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines.
A notícia da morte de Belzer foi lamentada por fãs e amigos, como Laraine Newman e Henry Winkler, primo do ator. “Descanse em paz, Richard”, escreveu Winkler em sua conta do Twitter. O legado de Belzer como comediante e ator será lembrado por muitos e sua presença na televisão certamente deixará saudades.