Um dos principais criadores dos brinquedos de ‘He-Man’ e das ‘Tartarugas Ninjas’, o norte americano T. Mark Taylor morreu aos 80 anos, segundo a agência de notícias The Associated Press.
Taylor foi responsável por desenhar brinquedos dos personagens que viraram febre nas telinhas. Segundo a AP, ele teve uma insuficiência cardíaca congestiva e morreu em casa, na Califórnia (EUA).
O designer não foi o único criador do musculoso He-Man e nem das populares Tartarugas Mutantes, mas seu trabalho transformou os personagens em imagens icônicas para diversas gerações.
Segundo o The New York Times, Taylor se tornou conhecido através da Mattel, marca que vendeu mais de 70 milhões de bonecos de ação de sua coleção “Masters of the Universe”, de 1982, durante os primeiros 2,5 anos da marca.
Taylor disse que as ideias para os brinquedos vieram de sua própria infância, enquanto ele fantasiava ser “o próximo herói”. He-Man foi baseado na visão de Taylor sobre os homens Cro-Magnon e vikings, disse o artista certa vez, de acordo com a AP.
Em 2015, o designer de brinquedos declarou, em festival dedicado ao He-Man, que se fosse criar um personagem forte como ele nos dias de hoje, certamente criaria uma heroína em vez de um herói. “As mulheres são os heróis de nosso tempo”, justificou.
Taylor nasceu em 5 de junho de 1941 e deixa uma esposa, com quem estava há 50 anos, a também designer Rebecca Salari-Taylor. “Eu senti sua despedida deste mundo ao segurá-lo em meus braços para um último beijo de amor”, escreveu Rebecca no Facebook.