James Kottak, ex-baterista da renomada banda de hard rock Scorpions, faleceu nesta terça-feira (9), aos 61 anos, em Louisville, Estados Unidos. A notícia de sua morte foi confirmada pela filha, Tobi, em contato com o site TMZ. A causa do falecimento ainda não foi divulgada.
Kottak marcou a história do Scorpions, integrando a banda de 1996 a 2016, sendo um dos membros que mais tempo permaneceu no grupo. A banda, formada em 1965 e ainda em atividade, passou por diversas mudanças de formação ao longo dos anos. A saída de Kottak do Scorpions, em 2016, foi motivada por problemas comportamentais relacionados ao seu alcoolismo.
O músico sempre foi aberto sobre sua luta contra o alcoolismo. Em uma entrevista em outubro de 2022, ele admitiu que ainda lutava contra a dependência, apesar de não ter deixado completamente o consumo de álcool. Antes de se juntar ao Scorpions, Kottak fez parte da banda Kingdom Come nos anos 1980.
Além de sua carreira musical, Kottak teve uma vida pessoal marcada por altos e baixos. Ele foi casado com Athena Lee, irmã mais nova do baterista Tommy Lee, com quem teve três filhos: Tobi (nascida em 1991), e os meninos Miles e Matthew (nascidos em 1992 e 1997, respectivamente). O casal se separou em 2010 após uma disputa pela guarda do filho mais novo.