A atriz britânica Glynis Johns, famosa por seu papel como Winifred Banks no clássico musical ‘Mary Poppins’ de 1964, morreu aos 100 anos. Sua morte foi confirmada por seu empresário, Mitch Clem, que descreveu o ocorrido como um “dia sombrio para Hollywood”. Johns, cuja carreira abrangeu mais de seis décadas, morreu em Los Angeles na última quinta-feira.
Conhecida por sua versatilidade e presença marcante tanto no cinema quanto no teatro, Glynis Johns teve uma trajetória artística repleta de destaques. Além de ‘Mary Poppins’, que lhe rendeu grande reconhecimento ao atuar ao lado de Dame Julie Andrews, Johns também foi aclamada no teatro, ganhando um prêmio Tony em 1973 por sua atuação no musical da Broadway ‘A Little Night Music’. Nesse espetáculo, ela interpretou a canção “Send In The Clowns”, composta especialmente para ela por Stephen Sondheim.
Nascida em 5 de outubro de 1923 na África do Sul, em uma família de atores galeses, Johns iniciou sua carreira no cinema em 1948, alcançando fama no Reino Unido com seu papel no filme ‘Miranda’. Sua atuação notável também lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme ‘The Sundowners’ de 1960. Além do cinema, a atriz fez aparições frequentes na televisão, incluindo em ‘Batman’, e protagonizou sua própria sitcom, ‘Glynis’, na TV dos EUA em 1963.
Seus últimos trabalhos incluem participações em filmes como ‘While You Were Sleeping’ (1995) e ‘Superstar’ (1999). Após uma carreira ilustre, ela se aposentou nos Estados Unidos, passando seus últimos anos em uma casa de repouso em Hollywood, onde faleceu pacificamente.
A notícia de sua morte gerou comoção, e houve pedidos para que Johns recebesse o título de dama. Ela deixa um legado no mundo do entretenimento, sendo lembrada por sua inteligência, sagacidade e amor pela performance.
Glynis Johns será enterrada ao lado de seu pai, o ator Mervyn Johns, no Reino Unido, deixando para trás um neto, Thomas Forwood, que reside em Paris, e três bisnetos.