Anderson Leonardo, vocalista e cavaquinista do grupo Molejo, faleceu nesta sexta-feira (26) aos 51 anos de idade. O artista estava internado no hospital Unimed, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o dia 27 de fevereiro devido a complicações de um tratamento contra um câncer inguinal.
Filho de Bira Haway, um renomado produtor musical e técnico de som que trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Jamelão, Elza Soares, e Alcione, Anderson cresceu no ambiente musical do bairro da Abolição, na Zona Norte do Rio. Desde cedo, ele foi influenciado pelo samba e pelo legado cultural de sua família.
Nos anos 1990, sob a orientação de seu pai, Anderson e seu amigo de infância Andrezinho reformularam o Molejo, inicialmente uma banda de baile criada por Bira. Com adições como Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera, o grupo se destacou no cenário musical brasileiro pela mistura de samba-pop com humor, seguindo os passos dos Originais do Samba e trazendo inovações ao samba de raiz inspiradas pelo Fundo de Quintal.