O ator Alec Baldwin se envolveu em um acidente durante as filmagens do filme “Rust”, nesta quinta-feira (21). Uma arma cenográfica, que deveria estar descarregada, disparou e atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins e o diretor do filme, Joel Souza.
Após o acidente, o Twitter oficial do ator Brandon Lee, administrado pela irmã Shannon Lee, reagiu à noticia da tragédia. “Os nossos corações estão com as famílias de Halyna e Joel, e com todos os envolvidos no incidente de Rust. Ninguém deveria ser morto por uma arma em um set de filmagens. Ponto final”, escreveu ela.
Our hearts go out to the family of Halyna Hutchins and to Joel Souza and all involved in the incident on “Rust”. No one should ever be killed by a gun on a film set. Period. 💔
— Brandon Bruce Lee (@brandonblee) October 22, 2021
Brandon Lee morreu em um acidente muito semelhante durante as gravações de “O Corvo”, em 31 de março de 1993, aos 28 anos de idade. Na ocasião, a equipe de filmagens não percebeu que havia uma vala de verdade presa no tambor da arma cenográfica disparada pelo ator Michael Massee contra o personagem de Lee.
O ator, filho do astro das artes marciais Bruce Lee, morreu no hospital New Hanover, em Wilmington (EUA), após várias tentativas de reanimação e seis horas de cirurgia emergencial.
Relembre outros casos de acidentes durante gravações de filmes:
“Deadpool 2”
Durante uma cena de acrobacias com motos em Deadpool 2, a dublê S.J. Harris perdeu o controle do veículo e foi arremessada violentamente contra a fachada de vidro de um prédio, na cidade de Vancouver, no Canadá. Sem capacete no momento da queda, a dublê, que foi a primeira negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos, morreu na hora.
“Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”
Durante as gravações do penúltimo filme da saga do bruxo, David Holmes, dublê de Daniel Radcliffe, foi jogado em uma parede e caiu no chão durante uma cena de voo. Holmes ficou paralisado para sempre. Afastado da profissão, ele se tornou embaixador do Royal National Orthopaedic”, onde foi tratado após o acidente.
“No Limite da Realidade”
Durante as gravações do filme, em 1982, Vic Morrow morreu decapitado por um helicóptero que perdeu o controle em cena. Dois outros atores de 6 e 7 anos também ficaram feridos no acidente e morrem.
“The Walking Dead”
O dublê John Bernecker sofreu um acidente no set da série em 2017. Ele caiu de uma altura de 9 metros em um chão de concreto. Apesar de ter sido encaminhado ao hospital ele não resistiu. Bernecker trabalhou em filmes de sucesso como “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final” (2015), “Quarteto Fantástico” (2015) e “Pantera Negra”, mas ele morreu antes da estreia do filme da Marvel.
“Star Wars: O Despertar da Força”
O retorno de Harrison Ford ao universo de Star Wars não foi tão prazeroso quanto o ator imaginava, isso porque durante uma cena uma porta de metal do cenário se fechou sobre a perna do ator. . Ele foi levado imediatamente ao hospital, precisando realizar uma cirurgia para colocar uma placa no tornozelo. Logo em seguida, Ford precisou continuar o trabalho no filme com a perna totalmente imobilizada. Por conta disso, a produtora do filme foi multada em US$ 1,9 milhão.
“Duro de Matar”
O filme que levou Bruce Wollis ao estrelato, também foi responsável por causar um dano auditivo permanente no ator. Durante uma cena de tiroteio, Willis atira com uma arma debaixo de uma mesa. O som da arma saiu mais alto do que o esperado e o astro perdeu dois terços da audição do ouvido esquerdo.
“Missão: Impossível 6”
Tom Cruise, conhecido por dispensar dublês para fazer suas próprias cenas de ação, já passou por momentos de tensão durante as filmagens. O astro tentou pular contra o parapeito de um prédio. No entanto, o impacto foi bem mais forte do que o esperado, resultando em uma fratura no tornozelo.
“Django Livre’
Em Django Livre, filme do diretor Quentin Tarantino, o ator Leonardo DiCaprio bate a mão sobre uma mesa com força. Com isso, um copo que estava na mão do ator se quebra, ferindo o astro. Tarantino e DiCaprio, porém, continuaram as gravações com toda a intensidade do sangue real e dor do ator.