O ator Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma durante as gravações do filme “Rust”, causando a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos. O diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, também foi atingido e ficou ferido. O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (21), no Rancho Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, famosa locação nos Estados Unidos.
Conforme informações da polícia local, o ator disparou sem saber que o objeto estava carregado. “Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica”, disse um porta-voz de Baldwin à revista People, sem entrar em detalhes.
“O departamento do xerife do condado de Santa Fé confirma que dois indivíduos foram baleados no set. O acidente envolveu uma arma usada como acessório no faroeste do século XIX. Detetives investigam como e que tipo de projétil foi disparado”, informou o comunicado do gabinete do xerife do condado de Santa Fé.
O jornal local “Santa Fe New Mexican” informou que Alec Baldwin foi visto “perturbado e em lágrimas” enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia após dar seu depoimento.
Segundo a “People”, Halyna chegou a ser transferida de avião para o hospital, mas nao resistiu aos ferimentos. Já Joel Souza foi levado de ambulância para um centro médico.
As gravações do filme foram suspensas por tempo indeterminado. A produção publicou uma nota que “todos os trabalhadores do elenco estão absolutamente devastados com a tragédia” e mandou condolências para a família de Halyna Hutchins.
“Rust” é um faroeste estrelado e coproduzido por Baldwin. Ele interpreta o infame fora-da-lei Rust, cujo neto de 13 anos é condenado por um assassinato acidental.