Nesta semana de “No Rancho Fundo”, alianças e traições continuam a moldar os destinos dos personagens. Deodora propõe uma união a Ariosto para dominar o sertão, enquanto a relação entre Artur e Quinota é testada. Caridade começa a se interessar por Nastácio, e Margaridinha se revolta contra a família. Marcelo Gouveia continua suas manipulações, e Deodora enfrenta Ariosto por causa de Zefa Leonel. O controle da Gruta Azul se torna um ponto de tensão.
Resumo dos capítulos de 05 a 10 de agosto de 2024
Capítulo 96 (05 de agosto)
Deodora propõe se unir a Ariosto para dominar o sertão, mas o homem hesita. Nastácio elogia Caridade, que começa a se interessar por ele. Ariosto sonda Marcelo Gouveia sobre Deodora. Artur se surpreende com a presença de Marcelo Gouveia na casa de Ariosto, mas o pai consegue despistá-lo. Nastácio confessa a Caridade sua preocupação com Aldenor e Margaridinha. Jordão e Nastácio se enfrentam e Caridade teme pela segurança do amigo. Seu Tico Leonel e Zefa Leonel falam sobre o futuro. Blandina chantageia Tia Salete. Margaridinha se revolta contra a família e decide deixar o Rancho Fundo de vez.
Capítulo 97 (06 de agosto)
Margaridinha afirma a Aldenor que os Leonel nunca os consideraram da família. Benvinda explica a Quinota que ela e Margaridinha sentem-se preteridas. Artur comunica a Quinota que Marcelo Gouveia voltou a trabalhar com ele e Ariosto. Caridade exige que Jordão se afaste de Esperança. Para provocar Caridade, Esperança convida Nastácio para almoçar em sua casa. Marcelo Gouveia insinua a Aldenor que Zefa Leonel poderá desconsiderá-lo. Benvinda nota que Blandina armou para Tia Salete. Deodora encontra um lenço de Zefa Leonel na casa de Ariosto e exige que ele decida entre as duas.
Capítulo 98 (07 de agosto)
Ariosto e Deodora discutem. Marcelo Gouveia instiga Aldenor a se voltar contra os Leonel. Margaridinha evita Zefa Leonel e Quinota. Zefa Leonel insiste em falar com Margaridinha e descobre o motivo de indignação da filha. Fé acredita que Marcelo Gouveia tenha sido agredido pelos Leonel, e Padre Zezo a questiona. Vespertino alerta Deodora sobre Ariosto. Tia Salete leva Zé Beltino ao cabaré e pede que Lola e Blanchette o preparem para sua noite de núpcias. Margaridinha enfrenta Zefa Leonel. Caridade e Nastácio se aproximam, mas são interrompidos por Guilherme Tell. Artur flagra Ariosto com Deodora.
Capítulo 99 (08 de agosto)
Deodora convida Artur para almoçar com ela e Ariosto. Marcelo Gouveia segue manipulando Aldenor, para se aproximar do rapaz. Blandina diz a Zé Beltino que deseja conhecer suas poesias. Margaridinha afirma a Zefa Leonel que deseja seguir sozinha com sua vida. Zefa Leonel comenta com Seu Tico Leonel que teme que Margaridinha saiba a verdade sobre sua origem. Nastácio e Guilherme disputam Caridade. Artur se surpreende com o nível de intimidade entre Deodora e Ariosto, que pede segredo ao filho. Vespertino admira Tia Salete. Blandina pressiona Zé Beltino, quando Castorina e Dracena chegam.
Capítulo 100 (09 de agosto)
Blandina se irrita com a presença de Dracena e Castorina. Dracena aconselha Blandina sobre Zé Beltino. Ariosto faz confissões a Artur sobre seu passado, e acaba comovendo o filho. Dividido entre acreditar ou não em Ariosto, Artur questiona se Quinota crê que as pessoas podem mudar. Fé se revolta contra Tobias ao saber que Tia Salete se casará. Primo Cícero encontra dois garimpeiros ilegais próximos à Gruta Azul e alerta Quinota e Zé Beltino. Blandina exige que Dracena se afaste de Zé Beltino. Quinota comunica a Zefa Leonel sobre a tentativa de invasão à Gruta Azul. Deodora revela a Ariosto que deseja se casar com ele.
Capítulo 101 (10 de agosto)
Deodora explica suas intenções para Ariosto, que se surpreende com o conhecimento dela. Floro Borromeu garante a Zefa Leonel e sua família que os garimpeiros ilegais serão transferidos para a prisão. Quinota, Artur e Aldenor pressionam Sabá Bodó a fazer a segurança da Gruta Azul pessoalmente. Deodora apresenta a Ariosto a turmalina paraíba que Jordão furtou da Gruta Azul. De posse de ouro roubado, Jordão convida Esperança para fugir com ele. Esperança reconhece a origem do ouro de Jordão. Vespertino pede perdão a Tia Salete na frente de Corina Castello. Deodora confronta a paixão de Ariosto por Zefa Leonel.