O humorista Jaime Gil da Costa, mais conhecido como Gil Brother Away, faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro. Ex-integrante do grupo de humor Hermes e Renato, que ganhou notoriedade nos anos 1990 e manteve popularidade nos anos 2000, Gil Brother Away enfrentava problemas de saúde desde maio, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi internado no Hospital Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos.
A triste notícia foi confirmada através do perfil oficial do humorista nas redes sociais, onde foi relembrada uma de suas frases marcantes: “Eu sou o lúcido mais louco da história do trauma do pensamento humano, moro?”. O post acrescentava: “Nos encontramos no céu, meus pigmeus.”
William Passos, sobrinho de Gil Brother, também expressou seu luto nas redes sociais: “A notícia não é boa, nosso querido Away veio a falecer. Faleceu ontem, 22h, mas só conseguiram falar com a gente hoje cedo. Nosso Away foi morar com papai do céu, tudo que eu consegui fazer eu fiz, tudo que vocês puderam vocês também fizeram”, relatou.
Ele adicionou: “Sem palavras para poder expressar, a gente sonhava com ele passar o Natal com a gente. Ele deixa um legado para a gente de alegria, ele tinha um humor pesado, mas a gente se divertia”.
Conhecido por seu humor irreverente e personagens desbocados, Away se destacou com suas frases engraçadas e erros propositais de português, que se tornaram memes populares, como o famoso “Estou ‘perplecto’!”. Sua influência no humor brasileiro, especialmente através de sua participação no Hermes e Renato, é inegável e deixa um legado duradouro.