Tom Jobim faria 95 anos: confira os momentos e canções que marcaram a história do músico e da MPB

Foto: Reprodução

Neste 25 de janeiro de 2022, quando se comemora o Dia da Bossa Nova, o ícone Tom Jobim completaria 95 anos de idade. Além de ter sido um dos principais projetores da Música Popular Brasileira no exterior, ele se tornou eterno por suas canções inesquecíveis como ‘Garota de Ipanema’.

Considerado por alguns o maior gênio da música brasileira, ele também se tornou um dos maiores compositores do século XX.

A carreira de Antônio Carlos Jobim começou na década de 40, quando ele ainda tocava piano em bares de Copacabana e Ipanema. Em toda sua trajetória musical, ele exaltava se declarava para o Rio de Janeiro, lugar onde nasceu, cresceu e se apaixonou.

No início dos anos 50, ele foi contratado pela gravadora Continental e emplacou seu primeiro sucesso, o samba-canção ‘Tereza da Praia’.

A partir daí, começaram as parcerias, que foram cruciais para lançar a Jobim no auge do mundo musical. A mais marcantes delas, sem sombra de dúvidas, foi a do poeta Vinicius de Moraes, que se encantou com o jovem compositor e decidiu trabalhar com ele por um longo tempo.
Começando com a música para a peça ‘Orfeu da Conceição’, os dois fizeram mais de 50 canções juntos e conceberam a estelar ‘Garota de Ipanema’, que hoje é uma das músicas mais reproduzidas da história e provavelmente a segunda mais tocada do século XX.

A canção, interpretada primeiramente por Pery Ribeiro, rendeu 4 Grammys e uma regravação por Frank Sinatra, que resultou numa explosão do Bossa Nova nos EUA.

Outras parcerias conhecidas entre Vinicius e Tom são os hits ‘Eu Sei que Vou Te Amar’, ‘Aquarela’, ‘Chega de Saudade’, ‘Insensatez’, ‘Falando de Amor’ e muito mais.

Tom Jobim também colaborou com grandes nomes nacionais e internacionais de seu tempo, como Astrud Gilberto; Baden Powell; Billy Blanco; Dolores Duran; Elis Regina; Eliseth Cardoso; Flora Purim; Gal Costa; João Gilberto; Newton Mendonça; Sergio Mendes; Stan Getz e Charlie Byrd.

O músico faleceu em 8 de dezembro de 1994 (aos 67) em decorrência de uma parada cardíaca no hospital Monte Sinai em Nova Iorque, onde residiu por muitos anos. O velório, entretanto, foi realizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Ouça algumas das músicas que marcaram a carreira de Tom Jobim para sempre.

Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.

Compartilhe Este Artigo
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile