Dia Internacional da Mulher na Ciência: 4 filmes com cientistas que revolucionaram o mundo

Reprodução/ 20th Century Studios

Nesta sexta-feira (11) comemora-se o Dia Internacional da Mulher na Ciência. Apesar do dia definido no calendário, é sempre importante destacar as figuras femininas que revolucionaram o mundo com seus feitos.

Pensando nisso, na lista de hoje separamos filmes e séries que retratam histórias de cientistas reais que lutaram para mudar os rumos do conhecimento.

1 – RADIOACTIVE

Foto: Reprodução/ Netflix

Estrelando Rosamund Pike, este longa retrata a vida de Marie Curie, a responsável pela descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Sendo uma polonesa no começo do século 20, ela teve que lutar em dobro para conseguir ganhar espaço na comunidade científica. Curie foi a primeira mulher a conquistar um prêmio Nobel e também a primeira a ser admitida como professora na Universidade de Paris.
Disponível na Netflix.

2 – ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Reprodução/ 20th Century Studios

Todos sabemos que quem pisou na lua foi um homem, mas será que todos sabem que um trio de mulheres negras foi a peça-chave para que isso fosse possível?
Se você ainda não conhece a história por trás do grande acontecimento da década de 60, este filme é perfeito para evidenciar e ajudar a entender quem foram estas figuras “escondidas” por tanto tempo.
Através da ciência, Dorothy, Katherine e Mary conseguiram transformar a história em vários sentidos, sendo também ícones do movimento negro na época da segregação racial.
Disponível no Globoplay/ Telecine.

3 – TEMPLE GRANDIN

Reprodução/ HBO

O longa acompanha a trajetória de Temple Grandin, uma mulher autista que se tornou uma das principais cientistas da indústria de manejo de animais em fazendas e abatedouros. Ela revolucionou a pecuária americana e foi citada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Disponível na HBO.

4 – MERCURY 13 – O ESPAÇO DELAS

Reprodução/ Netflix

Neste documentário em forma de longa-metragem disponível na Netflix, temos mais um feito feminino da época em que o homem foi para a lua. De um outro ponto de vista, a produção mostra detalhes sobre o programa ‘Mercúrio’ criado pela NASA para testar mulheres físico e psicologicamente para uma missão, incluindo-as na corrida espacial. O preconceito e os tabus da época são abordados em cima dos fatos sobre o projeto.
Disponível na Netflix.

Gostou? Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que

Compartilhe Este Artigo
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile