Dia em Memória das Vítimas do Holocausto: veja cinco filmes que retratam a realidade nos campos de concentração

Foto: Reprodução/ Universal Pictures

O dia 27 de janeiro é batizado como o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto , uma data que frisa que é essencial lembrar, para que a história nunca mais se repita.

Na lista de hoje, separamos 5 filmes que retratam um pouco da realidade cruel vivida nos campos de concentração, alguns baseados em histórias reais e trágicas.

1 – LISTA DE SCHINDLER

Reprodução/ Universal Studios

Baseada na vida de Oskar Schindler, a trama narra a trajetória do alemão que ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus durante o holocausto. De modo discreto, ele contratava as vítimas dos campos para trabalhar em sua fábrica, com tratamentos diferentes e uma vida mais digna, livrando-os da tortura e morte.

2 – O PIANISTA

Reprodução/ Focus Features

Também inspirado numa história real, o filme acompanha a triste realidade do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, que foi de um homem com vida confortável e um futuro promissor, a um homem sem honra ou família durante a guerra. Com a invasão dos nazistas na Polônia, ele conseguiu escapar a ida ao gueto de Varsóvia e passou a se esconder em prédios abandonados, onde não tinha muitas notícias sobre sua família.

3 – O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Reprodução/ BBC Films

O longa é baseado em um livro de John Boyne e mostra a guerra pela perpectiva de crianças, que pouco sabiam o que realmente estava acontecendo naquele tempo. A história acompanha a amizade inocente entre Bruno, que é alemão e filho de um nazista, e Shmuel, um garoto judeu preso em um campo de concentração nos fundos da casa de Bruno.
Aos poucos eles vão começando a entender a situação, mas não compreendem a diferença que era considerada entre eles e apesar de a amizade crescer, o final é trágico e reflexivo.

4 – A VIDA É BELA

Reprodução/ Miramax

Este filme italiano foi feito para emocionar o público com sua delicadeza, mas não poupa a realidade cruel do holocausto.
Apresentando a linda relação entre pai e filho que são tirados de suas casas para um campo de concentração onde estão prestes a morrer a qualquer momento. Tentando amenizar a realidade para o filho, o pai então começa a simular um jogo, apresentando os trabalhos pesados como fases a serem cumpridas para receber um prêmio final. A inocência da criança e o amor do pai cativa o público e dá uma esperança de que o desfecho seja positivo.

5 – O DIÁRIO DE ANNE FRANK

Reprodução/ wikimedia commons

Uma das histórias mais conhecidas (senão a mais conhecida) sobre o holocausto é a de Anne Frank, uma garota judia de apenas 14 anos que passou a narrar sua realidade enquanto estava escondida com a família em Amsterdam. Ela descreve, além da tensão constante, as novidades da adolescência, como o primeiro amor, mudanças no corpo e emoções mistas com esperança antes de serem pegos e levados para um triste fim.

Siga o Vale o Hype no Facebook, no Instagram e no Twitter. E sempre acesse o portal para ficar por dentro do que é notícia do mundo do entretenimento.

Compartilhe Este Artigo
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile