O ator Dean Stockwell, astro que viveu Dr. Wellington Yueh em “Duna” original, morreu no último domingo (7), aos 85 anos. A notícia foi confirmada por seus assessores ao Deadline, revelando que a morte ocorreu por causas naturais.
Stockwell foi indicado ao Oscar em 1989 por seu papel em “De Caso com a Máfia”, ao lado de Michelle Pfeiffer e Matthew Modine; e colecionava quatro indicações ao Emmy pela série de ficção científica “Quantum Leap” (1989-1993), exibida no Brasil como “Contra Tempos”.
O astro nunca levou nenhuma das estatuetas, mas tinha dois prêmios de melhor ator do Festival de Cannes, conquistados no início da carreira, por “Estranha Obsessão” (1959) e “Longa Jornada Noite Adentro” (1962).
Stockwell também esteve em “O Homem que Fazia Chover” (1997), “Guerreiros Buffalo” (2001) e “Sob o Domínio do Mal” (2004), e fez participações em séries como “Star Trek: Enterprise”, “Stargate SG-1”, “JAG: Ases Invencíveis” e “Battlestar Galactica”.
O astro se aposentou da atuação em 2015, dedicando seus últimos anos às artes plásticas. Strockwell deixa esposa, Joy, e dois filhos, Austin e Sophie.