Os fãs de documentários têm um programa imperdível para as próximas semanas. O Claro Festival Curta! Documentários, que chega à sua segunda edição em 2024, está disponibilizando em seu site oficial uma programação online e gratuita com 170 produções documentais, incluindo filmes e séries.
Programação e Competições
O evento é dividido em três mostras principais: Competitiva Oficial, Internacional e Brasileiros do FSA. Serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios, decididos em duas fases. Primeiramente, os indicados serão definidos por votação popular para cada categoria da mostra competitiva. Em seguida, um júri oficial composto por renomados especialistas decidirá os vencedores. As mostras Internacional e Brasileiros do FSA terão seus vencedores escolhidos apenas pelo júri popular.
Documentários em Destaque
Na mostra competitiva, o público poderá assistir a documentários sobre figuras importantes da cultura brasileira, como Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga e Lupicínio Rodrigues, além de obras que revisitam a história do Brasil, como “Leopoldina do Brasil”, “1968 — Um ano na vida” e “Fake News”. A programação inclui ainda longas sobre nomes da arte visual, como Adriana Varejão, Daniel Senise e Guignard, e séries documentais sobre teatros icônicos como o Ipanema e o Oficina.
Mostra Brasileiros do FSA e Internacional
A mostra Brasileiros do FSA, com obras realizadas com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual para canais independentes, exibe produções como “Gerson King Combo”, “Meu amigo Fela” e “Floresta, onde a terra respira”. Já a seleção internacional apresenta documentários celebrados, como “George Harrison: Living in the Material World”, de Martin Scorsese, “Fellini por Fellini”, de Jean-Christophe Rosé, e “Pedro Almodóvar, o Rebelde de La Mancha”, de Catherine Ulmer.
Programação Presencial
Além da programação online, o festival também contará com uma programação presencial no Estação Net Botafogo, durante o mês de julho. Destaque para a masterclass com a documentarista Susana Lira e as sessões “Sala de Montagem”, que exibirão documentários não finalizados com apresentação do diretor e debate. Algumas das obras não concluídas exibidas serão “Cazuza, boas novas”, de Nilo Romero, “Paraíso”, de Ana Rieper, “Canecão — Tantas emoções”, de Bruno Levinson, e “O Brasil que não houve — As aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas”, de Renato Terra e Arnaldo Branco.
Os vencedores do Claro Festival Curta! Documentários serão conhecidos em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no início de agosto. Aproveite e assista aos filmes gratuitos até o dia 10 de julho!
Para mais informações, acesse o site oficial do festival.