Donald Sutherland, renomado ator conhecido por seus papéis em “MAS*H” e na franquia “Jogos Vorazes”, faleceu nesta quinta-feira (20) em Miami aos 88 anos. A notícia foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland, através das redes sociais.
“É com o coração pesado que informo que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Para mim, ele foi um dos atores mais importantes da história do cinema. Ele nunca se intimidou com nenhum papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, declarou Kiefer.
Carreira Marcante
Sutherland é lembrado como um dos rostos mais emblemáticos de Hollywood. Ao longo de sua carreira, ele participou de filmes icônicos como “MAS*H”, “Orgulho e Preconceito” e a série “Jogos Vorazes”. Iniciou sua trajetória na década de 1960 e se destacou por interpretar uma ampla gama de personagens, desde vilões a anti-heróis e protagonistas românticos. Trabalhou com renomados diretores como Bernardo Bertolucci, Robert Altman e Clint Eastwood.
Vida Pessoal
Donald Sutherland deixa sua esposa, Francine Racette, e cinco filhos: Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel. Ele também tinha quatro netos.
Reconhecimentos e Legado
Apesar de nunca ter ganho um Oscar competitivo, Sutherland foi laureado com um Emmy, um Globo de Ouro e, em 2017, recebeu uma estatueta honorária da Academia. Em 2019, foi homenageado em um festival de cinema na Espanha.
Dedicação ao Ofício
Apaixonado por seu trabalho, Donald Sutherland nunca se aposentou e continuou a atuar em novos papéis até o fim de sua vida. Em uma entrevista com Charlie Rose em 1998, ele expressou seu amor pela atuação: “Adoro sentir minha mão encaixada na luva de algum outro personagem. Sinto uma liberdade enorme, o tempo pára para mim. Não sou tão louco como costumava ser, mas ainda sou um pouco louco.”