Nesta quinta-feira (4), a Netflix lança o filme “A Sociedade da Neve”, uma dramatização da luta pela sobrevivência após a queda do avião do voo 571 da Força Aérea Uruguaia nos Andes em 1972. O filme é uma adaptação do livro homônimo de 2008, escrito por Pablo Vierci, amigo de infância dos sobreviventes.
O voo transportava o time de rugby amador uruguaio Old Christians, junto com amigos e familiares, de Montevidéu para Santiago. Dos 45 ocupantes, uma parte faleceu imediatamente após a queda, enquanto os 29 sobreviventes enfrentaram condições extremas para permanecer vivos.
A história é marcada pela decisão coletiva dos sobreviventes de se alimentarem dos corpos dos companheiros falecidos, um fato que se tornou notório globalmente. A narrativa de “A Sociedade da Neve” foca na formação de uma comunidade entre os jovens para evitar a morte, principalmente após descobrirem que as buscas foram suspensas.
Após mais de dois meses, dois sobreviventes encontraram ajuda, levando ao resgate dos 16 sobreviventes restantes, 72 dias após o acidente. O filme, que conta com um elenco majoritariamente uruguaio e argentino, inclui a participação de Carlitos Páez interpretando seu próprio pai.
Atualmente, “A Sociedade da Neve” está concorrendo ao Globo de Ouro 2024 de Melhor Filme Internacional e almeja uma indicação ao Oscar na mesma categoria.