A Netflix publicou um comunicado oficial na última quarta-feira (16) anunciando que vai passar a cobrar uma taxa extra para quem divide a conta com pessoas que não moram na mesma casa.
De acordo com a nota, o streaming afirma que este compartilhamento impacta seus investimentos em grandes séries e filmes.
Entretanto, alguns assinantes terão duas novas funções disponíveis no streaming: a “Adicionar um membro extra” (que consiste numa taxa para a inclusão de até duas pessoas da mesma casa) e a “Transferir perfil para uma conta nova” ( que facilita a transferência de perfis entre duas contas diferentes).
Estas opções estarão disponíveis em forma de teste apenas no Chile, Peru e Costa Rica por enquanto. Há grande probabilidade de expandir a novidade para outros países.
De acordo com a Netflix, o custo para colocar mais um membro na conta será o equivalente a metade do preço do plano básico do streaming (no Brasil a taxa ficaria em R$ 13).
As medidas drásticas são realmente justificadas pelas questões econômicas envolvendo o streaming, considerando que o mesmo teve o ritmo de crescimento reduzido em 2021. O surgimento de novas plataformas também influenciou diretamente na evasão de assinantes.