O cantor e compositor Chico Buarque ganhou a ação contra a Valor Tecnologia, que usou indevidamente sua imagem em uma campanha publicitária.
O 6º Juizado Especial Cível do Rio condenou a empresa a indenizar o músico em R$ 25 000,00, segundo noticiou o colunista Ancelmo Gois, de O Globo. A razão seria o uso de um “meme”, em março deste ano, inspirado na capa do primeiro disco de Chico, na qual ele aparece sorrindo em uma imagem e sério na outra.
A Valor Tecnologia, que desenvolveu aplicativos para consultórios e clínicas, usando o meme atrelando os dois semblantes, em referência ao feito de ter atendido mais clientes durante a pandemia. Após Chico entrar com a ação na Justiça, a companhia excluiu a publicação de suas redes sociais.
Porém essa não é a primeira treta envolvendo o cantor. No início de setembro, o governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à presidência, Eduardo Leite (PSDB), postou em suas redes sociais um vídeo pedindo pela unidade do país e citando Chico nas mensagens.
Chico por sua vez, ao assistir às imagens publicadas pelo governador, decidiu mover uma ação judicial contra o político do PSDB, alegando uso indevido de imagem. Ele teria classificado o vídeo como ‘desrespeitoso’. Entretanto, o pedido de indenização foi indeferido.